quarta-feira, 10 de junho de 2009

A Educação Grega

A proposta deste estudo é abordar a educação grega em seus vários aspectos, desde a formação familiar à escola. Em primeiro lugar a concepção do povo grego era a cultura e o lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade, e isto repercutiu no ensino e nas teorias educacionais.
Os filosófos pregavam a formação consciente que permitisse ao homem ser um "ser" dotado de um comportamento correto, sem falha nas mãos , nos pés e no espiríto.
Antes do surgimento da escrita, a familia era a principal responsável pela educação da craiança, onde a mesma permanecia em seu convívio até aos sete anos. Após o surgiemento da aristocracia, dos senhores de terras, dos nobres, surgem as primeiras escolas, têm-se a necessidade de educar os jovens, pois era preciso atender a demanda. Mas esta educação pregava o individualismo, a competição, ser o melhor dos melhores.
Os estudos eram dividos: em primeiro lugar o educando tinha que aprender a manejar armas, praticar jogos, esportes, tudo que pudesse torná-lo mais forte fisicamente, e já em segundo lugar, mas ao mesmo tempo eram ensinadas múscias, danças, oratória, cortesia. Esta educação era recebida nos palácios ou castelos de nobres, mas só para estudantes que fossem ingressar na condição de escudeiro, guerreiros que acompanhavam soldados em guerras, portanto só eram privilegiados a classe alta.
Havia também um pedagogo que cuidava da formação integral, baseada no afeto e no exemplo. A educação da mulher era pouco cauidada, limitava-se aos afazeres domésticos. Percebe-se aqui a presença de uma escola elitizada que atendia somente os jovens de famílias tradicionais da nobreza e dos comerciantes enrriquecidos.
Outro aspecto da educação grega era o esporte, precisamente o hipismo, voltado para a classe militar, por ser caro era notavelmente restrito, poucos tinham o pivilégio de desfrutar desta modalidade. No que se referia a cultura, ponto importante da educação, é que nao era transmitida apenas na família ou escolas nascentes, eram aprendidas também nas atividades colettivas, como festivais, banquetes e reuniões nas praças públicas. Os poemas ofereciam temas básicos de toda educação escolar, que de início eram transmitidos de cor em praças públicas.
Contudo, a educação grega exigia que o ensino estimulasse a competição, as virtudes guerreiras. E poucos eram ensinados a governar, pois talvez abrisse caminho para a democracia e isto jamis poderia acontecer. Assim a Grécia atingiu um modelo de educação muito avançado, uma educação que consistia na junção entre a cultura da sociedade e a criação individual de uma pedagogia da eficiência e da liberdade e convivência social e política.
Portano, após esta leitura é percebível que a educação mudou, mas somente em alguns aspectos, pois até hoje permanece e fazemos parte de uma sociedade elitizada, onde são poucos os que conseguem chegar a Universidade. Pois ainda permanece sua essência, seja no modo de transmitir o conhecimento para os alunos, quanto ao poder aquisitivo dos mesmos. São poucos os que conseguem ter o privilégio de ter uma boa base de ensino.

Bibliografia
ARANHA, MAria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2ª Ed. SP: Moderna, 1986 .pág 50.
FILHO, Geraldo Francisco. História da educação. SP: Alínea, 2003. pág 68.

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